segunda-feira, 19 de março de 2012

Prefeitura realiza 1º Salão Internacional do Livro

A expectativa é atrair cerca de 100 mil visitantes nos dez dias do Salão, que levará ao público mais de 100 horas de programação cultural.

A Prefeitura Municipal de Suzano realiza, de 13 a 22 de abril, no Parque Municipal Max Feffer (av. Senador Roberto Simonsen, 195 - Jardim Imperador) o 1º Salão Internacional do Livro. Com entrada franca, o evento faz parte das comemorações do aniversário de 63 anos de emancipação político-administrativa de Suzano.

A expectativa é atrair cerca de 100 mil visitantes nos dez dias do Salão, que levará ao público mais de 100 horas de programação cultural. Com 61 estandes, o Salão Internacional do Livro terá mais de 30 mil títulos em exposição. Cerca de 400 editoras e mais de 50 autores do país, da América Latina e da Europa participarão do evento.

Além do amplo espaço destinado às instituições e livrarias, distribuídos nos 10 mil metros quadrados de área, existe uma programação cultural intensa. Serão espaços voltados a adultos, jovens e crianças, como o Trajetórias Literárias, Encantos Pedagógicos, Espaço Criança, Visitação Escolar, Praça de Leitura e de Alimentação e mais uma série de atrações.

A primeira edição do Salão Internacional do Livro tem como patrono o educador Paulo Freire e como homenageada a escritora negra Carolina Maria de Jesus. Entre os convidados do evento, estarão presentes renomados escritores nacionais e internacionais. Estão confirmadas a presença de Mario Sergio Cortella, Guilherme Fiúza e Ricardo Kotscho.Os autores de Suzano e região também terão espaço garantido no projeto.

 

Cheque Livro

Um dos destaques do evento é o “Cheque Livro”, que será distribuído pela Secretaria Municipal de Educação de Suzano às escolas e funcionários da rede. Cada unidade escolar receberá um bônus no valor médio de R$3,8 mil, variando segundo a quantidade de alunos atendidos na unidade escolar. Já os servidores da educação terão direito a um cheque-livro de R$20 para a aquisição de títulos durante a visitação ao Salão.

 

Sobre os homenageados

Carolina Maria de Jesus nasceu a 14 de março de 1914, em Sacramento, Minas Gerais. Originária de uma família pobre e negra, ela sofreu muito com a discriminação. Por meio de sua obra, Carolina revela a importância do testemunho como meio de denúncia sócio-política de uma cultura de exclusão. Sua obra mais conhecida é “Quarto de Despejo”, que resgata e delata uma face da vida cultural brasileira quando do início da modernização da cidade de São Paulo e da criação de suas favelas.

 

Paulo Reglus Neves Freire, o mais célebre educador brasileiro com atuação e reconhecimento internacional, nasceu no Recife, Pernambuco, em 19 de setembro de 1921. É considerado o mentor da educação para a consciência. Autor da “Pedagogia do Oprimido”, ele defendia que o objetivo da escola é ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo. Freire condenava o modelo de ensino oferecido pela maioria das escolas e defendia uma prática pedagógica que desenvolvesse a criticidade nos alunos. Sua obra até hoje é considerada referência nos estudos em educação.

 

Serviço:

1º Salão Internacional do Livro

Data: de 13 a 22 de abril (2ª a 6ª, das 9 às 22 horas; efinais de semana, das 10 às 22 horas)

Local: Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 195 - Jardim Imperador)

Acesso: Aberto ao público, com entrada franca em todas as atividades.


Secom

http://www.suzano.sp.gov.br/CN03/noticias/nots_det.asp?id=6943

Nenhum comentário:

Postar um comentário