segunda-feira, 16 de abril de 2012

“Casseta” Reinaldo Figueiredo e Paulo Lins participam do I Salão Internacional do Livro de Suzano

Os dois autores cariocas estiveram no sábado (14/4) em Suzano, para bate-papo e sessão de autógrafos no evento, que segue até o próximo domingo (22/4). Entrada é gratuita

WANDERLEY COSTA

O escritor Paulo Lins conversa com o público

O escritor e ator Reinaldo Figueiredo em palestra no evento

 

As principais atrações do I Salão Internacional do Livro de Suzano deste sábado (14/4) foram os autores Reinaldo Figueiredo, do humorístico “Casseta& Planeta”, e Paulo Lins,autor do livro “Cidade de Deus”, obra que se transformou num dos maiores sucessos do cinema nacional e chegou a concorrer ao Oscar. Figueiredo e Lins participaram de bate-papo com o público e sessão de autógrafos. Oevento, promovido pela Prefeiturano Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen x avenida Brasil, no Jardim Imperador), segue até 22 de abril. A entrada é gratuita em todas as atividades.

No Espaço Trajetórias Literárias, Reinaldo Figueiredo falou sobre seu trabalho, iniciado como cartunista –profissão que muitos, segundo ele, desconhecem. “A TV é algo tão poderoso que tudo que está fora dela parece não existir”, disse.

Ele é autor de dois livros: “Desenhos de Humor” e “Noite sobre Autógrafos”, os quais reúnem piadas e cartuns de sua autoria. Ele também escreve semanalmentepara o jornal O Globo, do Rio de Janeiro.

O “Casseta”, como gosta de ser chamado, respondeu a várias perguntas do público, que estava curioso sobre sua rotina de trabalho na TV. Muitos queriam saber sobre a censura da emissora para algumas piadas e a reação da pessoa satirizada. “Hoje vivemos em uma democracia. Na época que trabalhei no ‘Pasquim’ [semanário conhecido por fazer oposição à ditadura militar nas década de 1960 e 1970] era mais difícil, mas hoje não. Temos liberdade para falar o que pensamos, mas tudo com muito bom senso e respeitando um certo limite”.

No início da noite, o Espaço dos Autores Regionais recebeu Paulo Lins. O autor de “Cidade de Deus” apresentou seu mais novo trabalho, o livro “Desde que o Samba é Samba”. Lins anunciou ainda que está preparando um novo trabalho para a televisão: a minissérie “Suburbia”. A produção contará a história de uma mulher negra do subúrbio carioca e deve ir ao ar em janeiro de 2013.

Lins elogiou a Prefeitura de Suzano pela realização do Salão Internacional do Livro.“Sinto-me orgulhoso por estar fazendo parte desta primeira edição do evento. A arte e a literatura são a salvação para o mundo. Digo isso não porque sou escritor, e sim porque sou leitor Quem tem poder é porque leu mais, o mundo é de quem tem mais conhecimento”, ressaltou.

Para finalizar a programação do sábado no Salão do Livro, a Associação Literatura do Brasil realizou o tradicional sarau literário Pavio da Cultura. Diversas pessoas que participaram da atividade recitaram livremente suas poesias. Durante o sarau, também houve o lançamentooficial do 8 º Concurso Literário de Suzano, que está com as inscrições abertas até o dia 27 de abril.

Eloísa Helena

http://www.suzano.sp.gov.br/CN03/noticias/nots_det.asp?id=7049

Nenhum comentário:

Postar um comentário