Autor do livro “Cidade de Deus”, Paulo Lins participa de bate-papo e sessão de autógrafos, neste sábado
A programação deste final de semana do 1º Salão Internacional do Livro de Suzano trará autores conhecidos nacional e internacionalmente. Entre eles está Paulo Lins, autor do livro “Cidade de Deus”, que inspirou o filme brasileiro de mesmo nome. Ele participará de um bate-papo com o público neste sábado (14/4), às 19h, no Espaço Trajetórias Literárias.
Um dos escritores mais respeitados da atualidade por sua capacidade de expressar as realidades sociais por meio da literatura, Paulo Lins nasceu no Rio de Janeiro e cresceu na favela carioca Cidade de Deus. Apaixonado pelos livros desde criança, iniciou-se na área literária como poeta, fez parte de alguns grupos de poesia, como a Cooperativa de Poetas, e se formou em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Os autores Guilherme Fiúza e Reinaldo Figueiredo também estarão no Salão no sábado, às 16h, no Espaço Trajetórias Literárias.
Neste mesmo dia ocorre, no Espaço Literatura no Brasil, uma sessão de autógrafos com Cícero Tavares e Renata Pinheiros, às 13h. A área está reservada para autores regionais que realizarão saraus lítero-musicais e oficinas ligadas à literatura.
No domingo (15/4), as principais atrações no Espaço Trajetórias Literárias serão os autores Fernando Bonassi (14h), Eduardo Shinyashiki (16h) e Menalton Braff (19h).
Já no Espaço Ciranda Lilás, destinado à exposição de publicações de gênero, raça e etnia, haverá uma palestra com Denise Carrera, que falará sobre o tema “Lendas Africanas”. Ainda neste espaço ocorrerá às 16h a palestra “Reescrevendo a história das mulheres”, com Schuma Schumaher, escritora, educadora social e militante feminista.
Shumaher também é coordenadora do Projeto “Mulher, 500 Anos Atrás dos Panos”, e é coautora do Dicionário Mulheres do Brasil, Abrealas,Um Rio de Mulheres, Gogó de Ema e Mulheres Negras do Brasil(Prêmio Jabuti 2008).
Para as crianças, serão realizados neste domingo (15/4), no Espaço Criança, espetáculos e contação de histórias. As apresentações terão início às 11h. Às 19h, ocorrerão brincadeiras com cantigas de roda.
A discussão sobre o meio ambiente também terá destaque no Salão do Livro no domingo. No Espaço Suzano +20, ocorrerá às 10h, 14h e 16h a oficina “Jogo da Carta da Terra – Educação para Sustentabilidade”, organizada pelo Instituto Harmonia.
Eloísa Helena
Nenhum comentário:
Postar um comentário