3° Concurso Internacional de Violão “Vital Medeiros” começa nesta quarta (4/4)
Evento faz parte das comemorações do aniversário da cidade e segue até domingo (8/4)
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Cultura, promove a partir desta quarta-feira (4/4) o 3° Concurso Internacional de Violão “Vital Medeiros”, evento que .faz parta da programação de comemoração de aniversário de 63 anos de emancipação político-administrativa da cidade.
Até domingo (8/4), concertistas renomados da Bélgica, Chile, México e dos Estados Unidos se apresentarão no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré. A entrada é gratuita. Confira programação abaixo.
Idealizado, produzido e organizado por Juraci Barros, com direção artística e organização de Frederico Núñez, O concurso Internacional de Violão Vital Medeiros, foi criado em 2007, pra manter e perpetuar a memória deste grande músico, professor, divulgador do instrumento mais popular do país. Além disso, o concurso também é uma forma de aproximar estudantes e artistas do Brasil e de outros países.
Os quinze músicos participantes serão avaliados pelos renomados violonistas José Antonio Escobar (Chile), Johan Fostier (Bélgica), Luciano Cesar de Moraes (Brasil), Isaac Bustos (Nicarágua - EUA), Manuel Espinás (Cuba - México) e Federico Núñez (Argentina).
As eliminatórias do concurso começam nesta quarta-feira. Às 20h, o público poderá conferir a apresentação do belga Johan Fostier. Na quinta-feira (5/4), seguem as eliminatórias e na sexta-feira (6/4), às 20h, haverá o segundo concerto do Concurso, com o versátil músico chileno José Antonio Escobar.
No sábado (7/4) acontece a semifinal do concurso, com apresentação pública de um repertório que homenageará o centenário de nascimento do compositor argentino Carlos Guastavino. Às 20h, quem se apresenta no Teatro Armando de Ré é o violonista cubano, naturalizado mexicano, Manuel Espinás.
No domingo (8/4), a prova final do concurso terá a apresentação pública da versão de Vital Medeiros do “Prelúdio de Armando Neves” e de um tema livre. A premiação será às 18h. Na sequência, às 19h30, será realizado o concerto de encerramento, com o nicaraguense, naturalizado estadunidense, Isaac Bustos.
3º Concurso Internacional de Violão Vital Medeiros
Programação de Concertos
de 4 a 8 de abril de 2012
Local: Teatro Municipal Dr. Armando de RéRua General Francisco Glicério, 1.354 - Centro
Entrada gratuita
Quarta-feira (4/4) 20h - Concerto de Johan Fostier (Bélgica )
Obteve seu primeiro prêmio no famoso concurso internacional de violão Johan Guitar Foundation of America. Se apresentou na Itália, França, Espanha, Alemanha, Holanda, Rússia, Brasil, Chile, México, Estados Unidos e Canadá. Seu pensamento musical foi fortemente influenciado por seu contato com o diretor Guy Van Waas e Susan guitarrista Mebes com quem aperfeiçoou sua arte.
Gravou dois CDs com o Take Four Guitar Quartet, outros dois sozinho e recentemente um com a soprano belga Evelyne Bohen (Almaviva Duo). Foi solista da Orquestra Nacional de Bélgica, Moscow Philharmonic Orchestra, Orquestra Filarmônica de Liège, Orquestra de Câmara de Kremlin, Het Brabants Orkest, Kaliningrad Philharmonic Orchestra, Krasnoyarsk Philharmonic Orchestra, Royal Chamber Orchestra of Wallonia e da Orquestra do Conservatório de Bruxelas.
Atualmente dá aulas de nível universitário no Conservatório Real de Antuérpia e Ghent e da Academia de Música em Forest na Bélgica.
Sexta-feira (6/4) 20h – Concerto de José Antonio Escobar (Chile )
É um dos solistas de destaques de guitarra clássica e versáteis de sua geração em todo o mundo, sempre chamando a atenção para o equilíbrio perfeito entre a expressão musical intensa e seu vasto conhecimento de diferentes estilos musicais e períodos. Nascido em Santiago do Chile, onde estudou na Faculdade de Artes da Universidade do Chile Ernesto Quezada, graduando-se com a mais alta distinção.
Completou uma pós-graduação (Meisterklassendiplom) para obter uma bolsa do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Governo do Chile para estudar na Hochschule für Musik em Augsburg, Alemanha, onde também atuou como professor assistente de seu mestre, o alemão virtuoso guitarrista Franz Halász. Para complementar seus estudos participou de cursos e palestras música antiga ao lado alaúdistas proeminentes Hopkinson Smith, Eduardo e Juan Carlos Rivera Eguez.
Ganhou mais de uma dúzia de prêmios internacionais. Atuou em mais de 30 países durante quase toda a Europa, Américas e as regiões do Oriente Médio e Ásia, e foi solistas das principais orquestras e salas de concerto da Europa e América do Sul. Gravou em várias ocasiões para Naxos aclamado e RTVE (Rádio e Televisão Espanhola), além de ter realizado várias produções independentes. Hoje é frequentemente convidado para tocar e dar aulas de mestrado nos mais importantes festivais de música, seminários e universidades de prestígio em todo o mundo.
Sábado (7/4) 20h – Concerto de Manuel Espinás (Cuba/ México)
Cidadão mexicano desde 2004, estudou música em sua cidade natal: Havana, Cuba. Em 1993 graduou-se no Instituto Superior de Arte como o destaque de sua geração. Foi aluno de Robert Kessel e Ortega Jesus. É extremamente ativo como um performer e professor atuando em concertos e master classes nos mais prestigiados festivais no México.
Também se apresentou no Brasil, Uruguai, Itália, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Venezuela, Peru, Colômbia e Cuba. Colabora com grupos de câmara de prestígio como o Cuarteto Latinoamericano.
Obteve vários prêmios por seu trabalho como solista e promotor do estudo da música com destaque para:
• Prêmio para a melhor interpretação da obra de Francisco Tarrega no Guitar Competition XXVII Internacional "Francisco Tárrega" - Benicassim - Espanha – 1993;
• O terceiro prémio e quatro prêmios especiais: (1) prêmio para arte, (2) Award "Paco Marin", EGREM prêmio (3) e (4) Prêmio Editor de Música em Cuba, no Guitar Competition VI Internacional de Havana – 1992;
• Primeiro Prêmio Nacional de guitarra (em execução) - Havana – 1992;
• O primeiro prémio no Concurso de Guitarra Artistas - Paracho - Michoacán – 1995;
• Prêmio U.N.E.A.C. composição (único prêmio em sua categoria) – 1990;
• O segundo prémio no Concurso Internacional de Guitarra "Kukulcan" - Chiapas - México – 1999;
• Prêmio de Ensino - Universidade das Américas, 2006, México.
Atualmente, é professor-pesquisador em tempo integral na Universidade Autônoma de Puebla (BUAP) e professor na Universidade das Américas-Puebla (UDLA).
Domingo (8/4) 18h - Premiação do 3° Concurso Internacional Vital Medeiros
19h30 - Concerto de Encerramento: Isaac bustos ( Nicarágua /Texas - EUA)
Nascido em Manágua, começou a tocar música popular
América Latina "de ouvido" com a idade de 11. Aos doze anos de idade, ele foi aceito no "Conservatório Nacional de Música" em Manágua, onde recebeu honras como Intérprete guitarra. Em 1988, Isaac, com a sua família, emigrou para os Estados Unidos, onde continuou seus estudos de violão virtuoso guitarrista cubano Juan Mercadal.
Isaac Bustos tem desenvolvido uma intensa carreira de concertista realizando com grande sucesso no Canadá, América Central e extensivamente nos Estados Unidos da América. Isaac ganhou elogios e se tornando rapidamente reconhecida como uma das melhores jovens guitarristas da sua geração.
Tem participado em numerosos concursos de guitarra alcançar juntos uma impressionante coleção de primeiros prêmios. Além do estudo de guitarra, Bustos tem realizado várias estréias de obras para violão. É mestre em música pela Universidade do Texas, Estados Unidos, onde também foi agraciado com o grau de "Doutor em Artes Musicais" sob a direção e orientação do famoso guitarrista Adam Holzman. Isaac destaca-se como diretor de estudos de guitarra na faculdade de música na Texas A & M, onde ele também é diretor artístico da Texas A & M Guitar Festival Simpósio e da Concorrência.
Músicos concorrentes:
Aldo Emilio Pinuer Bonta (Chile)
Bruno Onofre Soares (Brasil)
Francisco Camlofski Luz (Brasil)
Felipe Celis Catalan (Chile)
Francy Jineth R.Cantor (Colômbia)
Luis Carrillo (Chile)
Lucas Torres Ramires (Chile)
Lucas Garmendia (Argentina)
Lucio Aparecido dos Santos (Brasil)
Pedro Rogerio Aguiar Silva (Brasil)
Mauricio Villar Cohecha (Colômbia)
Omar Jefferson Nicho Dongo (Peru)
Renato Borges (Brasil)
Sergio Barbosa da Silva Junior (Brasil)
Victor Leite da Silva Santana (Brasil)
Géssica Brandino
Nenhum comentário:
Postar um comentário